Microsoft reduz o número de edições do Windows

by Jenner Maciejewsky 17. abril 2012 07:17

A Microsoft anunciou, hoje, quais serão as edições para distribuição da próxima versão do Windows, o Windows 8, previsto para o segundo semestre de 2012.

Hoje o consumidor precisa decidir entre as várias edições existentes, qual delas ele irá comprar, como Home Basic, Home Premium e Ultimate, enquanto que as empresas ficam entre a Professional, Ultimate e Enterprise. Sem contar que mesmo para os especialistas em vendas e suporte, é difícil lembrar quais são todos os recursos de cada versão. Ainda tem a versão Starter que vem pré-instalada em alguns computadores e notebooks.

Além da informação sobre as edições, a Microsoft confirmou o nome da próxima versão de seu sistema operacional, Windows 8 para processadores x86 (32 e 64 bits) e Windows RT para processadores ARM.

Microsoft resumiu as edições da próxima versão em 3 edições para o consumidor: Windows 8, Windows 8 Pro e Windows RT.

O Windows RT, a grande novidade, não será vendido em caixinhas, esse virá instalada em computadores ou tablets com processadores ARM, esta edição ainda terá o Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote, enquanto que as edições Windows 8 e Windows 8 Pro o consumidor poderá comprar no formato das conhecidas caixinhas e instalar em seus computadores ou tablets com processadores x86 (32 e 64 bits).

Mesmo que o consumidor final tenha que escolher entre 2 edições, ainda assim ficou mais fácil escolher, uma vez que edição Windows 8 contém a maioria dos recursos da edição Pro, não contemplando apenas recursos normalmente utilizados por usuários “avançados” ou em empresas. Alguns desses recursos são Boot por VHD, Logar em Domínio, Cliente Hyper-V, Group Police e BitLocker.

Uma lista dos recursos das 3 edições pode ser encontrada no blog da equipe do Windows. Acesse e leiam Announcing the Windows 8 Editions.

Para o mercado corporativo a Microsoft ainda manterá o licenciamento da edição Enterprise, que deverá ter os mesmos recursos do Windows 8 Pro e alguns recursos extras relacionados com gerenciamento,  implantação em ambiente de rede, virtualização, segurança e outros. Outra versão que deve ser mantida é a versão Starter.

A Microsoft anunciou também que nas 3 edições será possível escolher em qual idioma será apresentado o Windows, hoje somente possível nas edições Ultimate e Enterprise.

 

Se você ainda não está testando o Windows 8 poderá fazer download da versão Consumer Preview e começar a testar enquanto não chega a versão final.

 

Leiam também a respeito do Windows on Arm (WOA) em http://bit.ly/JmrWoA


Se você é desenvolvedor acesse:

http://msdn.microsoft.com/pt-Br/windows/

http://msdn.microsoft.com/pt-br/windows/apps/

Se você é IT Pro acesse:

http://technet.microsoft.com/pt-Br/windows/hh771457.aspx?ITPID=mscomsc

 

Jenner Maciejewsky Rocha
MVP Visual Basic

Tags: , ,

Comunidade | General | MSDN | TechNet

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards