Windows Phone 7 : Recursos para desenvolvimento

by Jenner Maciejewsky 5. julho 2011 03:14

Previsto para chegar ao Brasil no quarto trimestre de 2011, o Windows Phone 7 criou uma nova agenda entre os desenvolvedores de softwares, líderes de comunidade e formadores de opinião, que vem cada vez mais dando ênfase a essa nova plataforma.  Muito tem procurado por informações que os ajudem a dar o pontapé inicial ao desenvolvimento de aplicativos e jogos para essa nova plataforma.

 

Vários são os motivos que levam desenvolvedores a procurar informações sobre o desenvolvimento para o Windows Phone 7, seja para estarem preparados para o lançamento (no Brasil) e a procura por profissionais que surgirá com o lançamento, seja por curiosidade, seja pelo números que sugerem que o mercado de desenvolvimento para Smartphones vai crescer vertiginosamente nos próximos anos, ou seja por acreditar que a nova plataforma da Microsoft possa transformar o mercado de smartphone no futuro próximo.

 

Seja qual for o motivo que leva você a aprender a respeito desta plataforma, apresento-lhes neste post os recursos necessários para o desenvolvimento de software para o Windows Phone 7.

 

Windows Phone Developer Tools

 

A Microsoft deu um grande salto com o lançamento do Windows Phone 7, mas não me refiro ao que fora feito com o Sistema Operacional e com a nova arquitetura dos seus smartphones, mas ao fato que ao contrário do que acontecia com o Windows Mobile que só era possível desenvolver aplicativos usando o Visual Studio. Para o Windows Phone 7 a novidade é que caso o desenvolvedor não tenha o Visual Studio instalado, ele poderá usar a versão que acompanha o Windows Phone Developer Tools, que é gratuito.

 

Então, para desenvolver para o Windows Phone 7 você precisará do Visual Studio 2010, e o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento para o Windows Phone (Windows Phone Developer Tools). Caso você não tenha alguma versão do Visual Studio 2010 instalada, o instalador irá instalar uma IDE especifica ao desenvolvimento para o Windows Phone 7.

 

O Windows Phone Developer Tools instala um conjunto de ferramentas necessárias ao desenvolvimento de aplicações para o Windows Phone 7, que incluem:

 

Se você tiver alguma dessas ferramentas instalada, o instalador atualizará apenas os aplicativos com modelos e outros elementos que necessários para o desenvolvimento do Windows Phone.

 

Documentação

 

É recomendado, antes de iniciar o desenvolvimento para o Windows Phone,  que o desenvolvedor conheça a documentação oficial para melhor entendimento da plataforma e recursos.

 

A Microsoft disponibiliza toda documentação para desenvolvedor no site do MSDN, para o Windows Phone 7 existe hoje duas versões de documentação, uma para a versão 7.0 e outra (beta) para a versão 7.1.

 

Para acesso à documentação do Windows Phone 7 acesse o link http://bit.ly/pQ4FcX, e para acesso à documentação do Windows Phone 7 acesse o link http://bit.ly/nJYE7E

 

APP Hub

 

Depois de começar a estudar e desenvolver seus primeiros aplicativos, certamente você poderá querer instalar em um aparelho ou até mesmo comercializar seus aplicativos. Sendo assim é importante conhecer o APP Hub, um site criado pela Microsoft para desenvolvedores para Windows Phone e Xbox LIVE, neste site é possível encontrar ferramentas, suporte e outros recursos para envio e gerenciamento de aplicativos para ambas as plataformas.


Para ter acesso a todos os recursos do App Hub é necessário pagar uma taxa anual US $99.

 

Para acesso APP Hub acesse o site http://create.msdn.com e para mais informações sobre a associação acesse http://create.msdn.com/en-US/home/membership

 

Mais recursos

 

Tags: , , , , ,

Blog | General | MSDN | Windows Phone

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards