Conhecendo o Windows Phone 7: Recursos de Hardware

by Jenner Maciejewsky 13. junho 2011 12:22

O Windows Phone 7 não é nenhuma novidade, mas como ainda não chegou no Brasil, previsto para o último trimestre deste ano, então resolvi apresentar o Windows Phone 7  para você leitor deste blog.

 

O Windows Phone 7, é o novo Sistema Operacional para smartphones, uma solução Microsoft em substituição aos antigos Windows Mobile. Lançado no dia 21 de Outubro de 2010, o Windows Phone 7 tem foco tanto para o consumidor final quanto o mercado coorporativo.

 

O que você precisa saber antes de comprar seu Windows Phone 7?

 

A primeira informação que você precisa ter, é que a Microsoft não fabrica os aparelhos, ela buscou, e continua buscando, parceria entre os fabricantes de Smartphone, para que estes possam produzir aparelhos que suporte o novo SO da Microsoft, com isso o usuário terá como escolher seu dispositivo de acordo com o fabricante que ele considere melhor.

 

Outro ponto importante, e que considero uma grande sacada da Microsoft, é que mesmo sendo vários fabricantes, os dispositivos precisam seguir a um padrão mínimo, evitando assim que aplicações que funcionam em um determinado dispositivo não funcione em outro dispositivo devido as diferenças técnicas.

 

Conhecendo o Dispositivo

Para Microsoft o Windows Phone 7 não é apenas o Sistema Operacional, mas uma solução para o usuário que precisa da informação ao seu alcance, independente de onde eles estejam, além de oferecer uma experiência única ao usuário. Com isso a solução Microsoft exige que o dispositivo tenha alguns recursos mínimos para rodas o WP7 e garantir assim total proveito das aplicações em todos os dispositivos.

 

arrive-sprint-MoreViews-1693arrive-sprint-Support-1756ATT_i917-Cetus_front1_400x400ATT_i917-Cetus_right1_600x600hd7-tmobile-MoreViews-1250surround-att%20%20-MoreViews-1236

 

Ao lançar o WP7 a Microsoft rompe de vez com a antiga plataforma Windows Mobile, ao romper com o passado a Microsoft deixa de tentar levar para o celular o Windows Desktop, reclamação comum entre os usuários do Windows Mobile, e passa a oferecer um experiência completamente nova para esses dispositivos.

 

Resolução da tela: Durante o lançamento, todos os dispositivos Windows Phone 7 deveriam oferecer uma resolução de tela de no mínimo 480 por 800 pixels (WVGA). Após o lançamento os fabricantes poderiam lançar seus dispositivos no padrão WVGA ou então no padrão HVGA com resolução de tela de 480 por 320 pixels. Desta forma hoje você pode encontrar Windows Phone 7 com resolução de 480X800 ou 480X320 pixels.

 

WP7_hardware_specifications

 

Além de seguir a um padrão mínimo de resolução de tela, os fabricantes também precisam oferecer alguns recursos no dispositivos, como suporte a Tela MultiTouch, acelerómetro, GPS, uma câmera e outros recursos.

 

Tela MultiTouch : Todos os dispositivos precisam oferecer telas capacitivas, com suporte a no mínimo 4 pontos de contato na tela. Com isso você precisa apenas fazer toques leves na tela executar uma ação.

 

Sensores: Todos os dispositivos devem ter aGPS, acelerómetro, sensor de luz ambiente e sensor de proximidade.

    • aGPS : Diferente de um GPS convencional, o aGPS recebe informações das torres de telefonia celular para determinar quais os satélites relevantes de acordo com o seu local. O resultado final é mais rapidez e precisão.
    • Bússola : Uma bússola digital foi adiciona aos dispositivos, mas por enquanto não existe API publica para desenvolver com esse recursos. Mas alguns fabricantes já desenvolveram seus aplicativos fazendo uso desse recurso, um exemplo e o HTC Native App Compass.
    • Sensor de Luz Ambiente: Este sensor ajuda a economizar energia, pois ele pode ajustar o brilho da tela com base na quantidade de luz disponível no ambiente.
    • Sensor de Proximidade: Também ajuda na economia de energia, este sensor desativa a tela quando você colocar o telefone perto de seu rosto ou qualquer outra parte do corpo ou objeto inanimado. Isso impede a ativação acidental de discagem ou recurso durante uma chamada de telefone.

Câmera: Todo dispositivo vem com câmera de no mínimo 5 megapixels e flash, e ainda precisam ter um botão dedicado para ativar a câmera e tirar fotos. A maioria dos fabricantes seguem a recomendação mínima, mas tem fabricante que oferece resolução maior.

 

Memoria: A memoria mínima oferecida e de 256 MB mais 8 GB de flash. Os atuais dispositivos não permitem o uso de cartão de memoria.

 

Botões: Além dos recursos acima, todo dispositivo precisa ter botões de Back, Start, Busca, Ligar/Dormir, Volume e Câmera. Os botões Back, Start e Busca são apresentados direto na tela do dispositivo para facilitar o uso.

 

Alguns dispositivos trazem teclado deslizante, não se trata de um recurso obrigatório, mas também não e proibido.

 

Toda essa exigência traz benefícios ao usuário final, pois permite que todos aplicativos funcionem da mesma forma em qualquer dispositivo e que a experiência do usuário não seja prejudicada. Então o que muda? Neste caso dependera do fabricante oferecer um diferencial a seus dispositivos para atrair a atenção do usuário.

 

 

Jenner Maciejewsky Rocha
MVP Visual Basic

Tags: , ,

Blog | Artigos | General | MSDN | Windows Phone

Comentários (4) -

20/06/2011 04:19:12 #

Jayr Magave

Muito cool. Eu vi tb a apresentacao do Windows 8 -- mesma interface em Tiles. Até comentei no Face -- "o Império Contra-ataca!!". A mim ficava a pergunta: "até quando uma empresa matadora como a Microsoft, ia ficar patinando?". Espero que a empresa entre nos trilhos (pelo menos na midia). Estou até pensando em comprar um HTC com WinPhone 7.

Jayr Magave Brazil

20/06/2011 08:37:46 #

maciejewsky

Jayr, estou usando um HTC HD7 e tem sido uma experiência sensacional. Sabe a Microsoft surpreendeu a todos, pois muitos acreditavam que ela não conseguisse inovar, e se fosse para lançar algo igual ao que já tivesse no mercado ela não conseguiria alavancar. Pois bem, ela trouxe uma interface totalmente nova para os dispositivos novos, sem contar que a integração de recursos é fantastica.

Se aqueles que não acreditam que o WP7 seja tudo isso, se permitissem a testar por algumas horas que seja, perceberia que a Microsoft acertou em cheio neste lançamento.

No último trimestre os aparelhos chegam ao Brasil, e já veem com o WP7.1 que traz muitas novidades. Veja esse link  http://bit.ly/htbrSC tem uns links nele sobre o MIX, tem umas demos do novo WP7.1 (Mango).

maciejewsky United States

20/06/2011 09:16:04 #

Jayr Magave

Você sabe se o HTC HD7 pode ser atualizado para o Mango WP7.1 ? Estou pensando em comprar um pra mim. Estou renovando meu plano de telefonia corporativa e estou recebendo uns Motorola e Samsung com Android que vou vender e comprar o HD7.

Jayr Magave Brazil

20/06/2011 12:01:48 #

maciejewsky

Não tenho certeza, mas informações que tenho é que todos os aparelhos vão poder fazer o upgrade. Mas como hoje o HD7 não é vendido no Brasil, então só poderá atualizar para o mesmo idioma que você comprar.

Essa informação não é oficial, por isso não sei o quanto é verdadeira. Estou torcendo para que possa atualizar, mesmo que seja pro Ingles.

maciejewsky Brazil

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards