Palestra Windows Phone 7 Cesupa–Resultados

by Jenner Maciejewsky 15. abril 2011 15:41

Hoje estive no Cesupa falando sobre Windows Phone 7 para alunos e membros da comunidade ms-bel. A palestra aconteceu em um dos auditórios da Faculdade, que ficou lotado, e contou com o apoio da FabSoft e dos professores Marcos Venicius e Lourenço.

 

Uma Visita a FabSoft

 

Antes de começar a palestra, visitei a Fabrica de Softwares do Cesupa, que tem uma célula .NET estudando e produzindo muito. Conversei com alguns membros da célula, alguns eu já conhecia outros não. Eles me apresentaram dois dos projetos que eles estão trabalhando, um dos projetos é uma ferramenta para gerenciamento de projetos Scrum, toda feita em Silverlight, gostei muito do projeto e assumir com eles o compromisso de ajudá-los a integrar essa ferramenta ao Team Foundation Server.

 

Outro trabalho que eles mostraram foi com o SketchFlow, um recurso do Expression Studio Ultimate, que permite prototipagem através de desenhos de diagramas de fluxo, composição, telas e Estados de um aplicativo interface do usuário. Eu não conhecia esse recurso, mas gostei muito.

 

Outro assunto que surgiu foi que a procura por profissionais .NET na FabSoft e de soluções .NET tem crescido muito, o que demonstra que o trabalho que tem sido feito está surtindo efeito, lento mais importante.

 

De Volta ao Evento

 

Voltando ao evento, como disse antes, o auditório estava cheio, o público ficou atento a todo o conteúdo e no final fizeram algumas perguntas, que foram todas respondidas.

 

Após o evento conversei com algumas pessoas, e o que mais impressionou, para os que conversei, foi a facilidade de uso das ferramentas, permitindo que o conhecimento deles em desenvolvimento em .NET fosse aproveitado para o desenvolvimento de aplicativos para o Windows Phone. Da mesma forma que a maioria sentiu a falta de aparelhos no Brasil para que eles começassem a testar, mas ficaram esperançosos pois o Windows Phone 7 traz a ele uma oportunidade a mais no mercado de trabalho, uma vez que está previsto para o segundo semestre a entrada do Windows Phone 7 no Brasil, com isso operadoras, irão precisar de mão de obra, e passa ser mais um mercado para consumir aplicativos do marketplace.

 

Reforcei com eles o quão importante é começar aprender desde já a trabalhar com o desenvolvimento, seja de aplicativos seja de jogos, para o Windows Phone 7, pois se trata de um mercado novo, com poucos profissionais (se comparado a outras plataformas) trabalhando com essas tecnologias. Principalmente, o fato que o desenvolvimento para dispositivos móveis é um mercado sem fronteiras, qualquer pessoa de qualquer parte do mundo pode ser consumido desses aplicativos. E ainda a importância da entrada da Microsoft no Brasil, certamente irá criar um mercado interno que precisará desses profissionais, sejam as operadoras para desenvolver seus serviços para esse dispositivos, sejam as soft-houses que precisarão entrar no mercado, sejam os milhares de consumidores que querem consumir aplicativos para seus dispositivos.

 

O objetivo principal da palestra era falar de desenvolvimento, mostrar código, mas ponderei e considerei que falar da plataforma como todo e das características do Windows Phone seria a melhor abordagem para um público que ainda não conhecia nada a respeito. No final utilizei alguns exemplos prontos, em Visual Basic, para demonstrar, infelizmente o emulados não oferece todos os recursos do aparelho, mas fica aí o aprendizado que na próxima palestra deverei levar uma webcam e recursos de iluminação para exibir o aparelho para todos, a webcam eu levei, mas estava escuro demais para mostrar.

 

Frutos do Evento

 

É bom terminar um evento e ter bons feedbacks, pessoas empolgadas falando que vão começar a testar, outras falando da possibilidade de utilizar determinados recursos para integrar, e foi isso que aconteceu, certamente que por um número pequeno, mas que seja, afinal quantidade não é qualidade.

 

Outra boa notícia que surgiu, é que anunciei durante o evento 3 novos membros do grupo ms-bel, que não apenas ser membro, mas que vão começar a gerar conteúdo, o que é muito, eu estava precisando desse gás para voltar os velhos tempos do grupo. Os novos membros, Bruno, Helen e Vinicius já estão comprometidos com o grupos e na segunda-feira começamos a trabalhar. Sejam bem vindos, tomara que sejam apenas os primeiros de muitos que virão.

 

Também recebi o convite do Professor Marcos Venicius para no próximo mês participar de um evento que ele está planejando, não quero dar detalhes do evento aqui, deixarei para ele anunciar quando estiver tudo OK, apenas que será algo que vai fazer muito barulho.

 

Belém tem disto, as vezes as coisas acontecem tudo muito juntas, depois dão um tempo. Espero que desta vez seja pra valer e consigamos manter um bom ritmo.

 

Próximas ações:

 

Já temos programados para esse mês e o próximos outros eventos, vejam abaixo:

 

 

Além dos eventos acima, ainda temo o tão aguardado Road Show da Microsoft, que tem Belém a última cidade desta edição, espero ver toda a comunidade lá, e mostrar que vale a pena incluir Belém nos próximos Road Shows que sempre iremos participar. O Road Show, terá duas trilhas, uma para os Desenvolvedores e outra para profissionais de TI e contará com a participação de profissionais da Microsoft Brasil.

 

Roadshow: A Microsoft passa pela sua cidade!

Data: 12/Maio/2011

Local: Crowne Plaza Belém

Endereço: Av. Nazaré, 375 – Belém – Pará

Palestrantes:

Fabio Hara, Álvaro Rezende, Rogerio Cordeiro e Rafael Godinho

 

Ainda não fizeram a inscrição ? Clique aqui e veja como fazer (eu acredito que ainda tem vagas)

 

Agradeço o apoio do CESUPA e da Fabrica de Software do CESUPA, principalmente aos professores Marcos Venicius e Lourenço que tem apoiado as ações do Grupo MS-BEL.

 

Vi que algumas pessoas queriam conversar comigo, mas não houve espaço (tempo), por isso fica aqui no Blog os espaço para conversarem, ou meu e-mail que vocês podem encontrar aqui mesmo.

 

Obrigado pessoal e até o próximo evento.

 

Fotos do Evento

 

 

 

Jenner Maciejewsky Rocha
MVP Visual Basic

Comentários (1) -

15/04/2011 23:42:12 #

Erysson

O evento foi alto nível, pois tivemos a oportunidade de conhecer a versões dos diversos modelos e sua evolução, assim como os seus recursos. Os vídeos deram uma visão muito boa do funcionamento do mesmo, mostrando o que já tem no mercado e o que ainda há por vir. Muito satisfeito!! Continue assim!! ;)

Erysson Brazil

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards