MIX11: “Mango” a próxima versão do Windows Phone

by Jenner Maciejewsky 13. abril 2011 14:07

Hoje foi segundo dia do MIX 2011, evento da Microsoft que visa divulgar o futuro da Web para plataforma Microsoft. Para quem não foi para Las Vegas assistir a todas as palestras, pode assistir aos keynotes do MIX 2011  ao vivo através do link http://live.visitmix.com/.

 

Hoje o keynote Joe Belfiore, vice-presidente corporativo do Programa Windows Phone, mostrou o Mango, codinome da próxima versão do Windows Phone prevista para o Outono Americano (Setembro/Novembro de 2011).  Dentre as novidades apresentadas se destaca melhorias na utilização do Multitask tornando mais rápido alternar entre aplicativos, Live Tiles, IE9, integração com o Twitter, e a possibilidade de desenvolver aplicativos que leva a experiência da realidade aumentada para os dispositivos com Windows Phone.

 

Belfiore, aproveitou o evento para falar sobre o atraso na atualização NoDo, pois muitos usuários ainda não conseguiram atualizar seus dispositivos. Diferente do Androide onde cada fabricante disponibiliza as alterações para seus dispositivos, para o Windows Phone essa responsabilidade fica por conta da Microsoft e depende de testes das operadoras antes de liberar para determinada operadora. Ele assumiu as falhas da Microsoft no processo de atualização, incluindo as dele em anunciar que a maioria dos usuários já tinha a atualização de fevereiro quando isso não era verdade.

 

Segundo Belfiore, eles concluíram a atualização, encaminharam para equipe que faz o processo de atualização, que começaram a implantar a atualização, mas encontraram problemas na atualização de alguns telefones. Ele disse que aprenderam com essas falhas e não terão esses problemas nas próximas atualizações.

 

Voltando às novidades do "Mango", Belfiore confirmou o suporte a mais 16 idiomas, incluindo o Português, para a próxima versão, e comentou sobre idiomas dos países asiáticos. Comentou também que elevará para 36 países que terão acesso a submeter aplicativos ao MarketPlace, hoje são 30 países, e passará de 16 para 35 países onde usuários podem comprar no MarketPlace.

 

Eles preocuparam com aqueles usuários que costuma instalar muitos aplicativos no dispositivo, por isso eles estão trabalhando para que o usuário tenha uma experiência melhor nestes casos onde será possível apresentar uma interface por Letra assim como ocorre com a lista de contatos, e a facilidade de encontrar o aplicativo através de buscas. Ele demonstrou esses recursos durante a palestra.

 

Os desenvolvedores terão como integrar seus aplicativos com os Hubs, tirando proveito desse recursos. Os Hubs é uma forma de mostrar recursos que pode ser acessado pelo usuário, onde em um único local ele pode ver todas as informações relacionadas ao tipo de Hub que ele está navegando.

 

Scott Guthrie, falou sobre recursos de desenvolvimento para o Windows Phone 7, fazendo várias demos, e falou do tão esperado SQL instalado no dispositivo, que estará disponível na próxima versão.

 

Outras novidades previstas para esse ano estão Skype, Spolify, Layar, Qantas, Amazon shopping e Angry Birds, este ultimo previsto para 25 de Maio.

 

Infelizmente precisei sair  e não assistir toda a palestra, mas e possível ter acesso ao script de toda a palestra através do link http://bit.ly/fZVzVx. Ainda esta semana o Channel 9 deverá disponibilizar o vídeo do keynote de hoje.

 

Já está disponível o vídeo do primeiro dia, que pode ser acessado através do link http://bit.ly/gUYf7X, bem como todo o conteúdo do restante do evento http://channel9.msdn.com/Events/MIX/MIX11.

 


Vídeo do Channel 9 :: Entrevista com Joe Belfiore Falando e Demonstrando o WP7

 

Amanhã  tem mais, acesse  live.visitmix.com

 

Jenner Maciejewsky Rocha
MVP Visual Basic

Tags: , , , , , ,

Blog | Eventos | MSDN

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards