Melhorias no Visual Studio 2010

by Jenner Maciejewsky 6. abril 2010 07:59

Faltam 09 dias para um dos maiores eventos da Microsoft para o ano fiscal de 2010, o lançamento do Visual Studio 2010. A Grande festa acontecerá em Las Vegas durante o DevConnections 2010, quando a Microsoft anuncia oficialmente o Visual Studio 2010 RTM.

Visual Studio 2010 - Nova Tela Inicial do Visual Studio 2010Página Inicial do Visual Studio 2010 

Aproveito o momento para apresentar para a comunidade as mudanças e a nova interface de uma das mais conceituadas IDEs. Para a nova versão a Microsoft resolveu realizar várias mudanças, começando pelo uso do Windows Presentation Foundation (WPF) para construção da IDE.

As mudanças não são apenas de aparência, mas uma transformação completa da IDE que desde primeira versão lançada em 1998. Faz parte das mudanças a possibilidade de utilização da IDE para novas linguagens, novos templates de Projetos.

O Poder do WPF

Uma das mudanças da IDE é percebida logo quando você acessa, essa mudança está na aparência da IDE, mas não se trata apenas de uma nova aparência, mas qual tecnologia foi utilizada para construção da nova IDE, para isto foi utilizado o WPF, isso mesmo o Windows Presentation Foundation que foi lançado alguns anos atrás com o Windows Vista.

O uso do WPF além de tornar a aparência muito mais interessante, ele facilita e muito a extensibilidade do Visual Studio 2010, além de permitir que o usuário (o desenvolvedor) possa alterar sua aparencia de forma muito facil, pois se trata de um arquivo XAML que pode ser alterado. Na seção Get Started do Start Page, você encontra um link para Customize the Visual Studio Start Pageque lhe ensinará como alterar a página inicial.

Visual Studio 2010 - Start Page

Você verá que o WPF está presente em toda a IDE, e não somente no Start Page.

Novos Templates e Novos Recursos

VS2010 Templates na WEB Ao clicar em New Project, outras mudanças também são visiveis como por exemplo a opção Online Templates, que permite o acesso a templates na web e permite instalá-los na IDE.

Desta forma sempre que for disponibilizado um novo template, você terá acesso de forma facil sem precisar procurar por ele.

 

Suporte a Múltiplos Monitores

Versões anteriores do Visual Studio não permitia a utilização de multiplos monitores, uma vez que a IDE utiliza uma única Janela para trabalhar.

Não confudir área de trabalho extendida com o suporte a vários monitores do Visual Studio, pois área de trabalho extendida é um recurso do SO, e o que o assunto se refere a um recurso do Visual Studio.

IC286851[1]Trabalhar com Área de Trabalho Extendida do Windows, poderia trazer alguns contratempos quando um dos monitores era desconectado, o Windows reestabelecia o ambiente para um único monitor e o Visual Studio não percebia a alteração.

Na versão 2010 o Visual Studio tem nativamente suporte a Múltiplos Monitores, assim como mostra a figura ao lado, assim é possível arrastar partes da IDE para o outro monitor e posicioná-la da melhor forma para que você possa trabalhar.

Mais informações veja o post Multi-Monitor Support (VS 2010 and .NET 4 Series)do Scott Guthrie, Corporate Vice President in the Microsoft Developer Division, que mostra cenários para utilização de múltiplos monitores.

Melhorias no Intelissense

Alguém já reclamou do Intelissense do Visual Studio 2008? Bem, eu não! Mas é possível que alguns desenvolvedores não goste da forma como o intelissense funciona, talvez por isso a Microsoft tenha realizado várias mudanças neste recurso.

Agora quando o você estiver digitando na IDE o intelissense não apenas mostrará palavras que inicia com o que você está digitando, mas mostrará termos que contém a palavra digitada. Por Exemplo

VS2010_Intelissense

Veja que ao digitar “Listbox1.selec o intellisense automaticamente se posiciona na opção mais provável, no caso ao lado, no Select. Mas observe que ele sugere outros termos que também tem Selec, como por exemplo CanSelect, ClearSelected, GetSelected e os que iniciam com Selec.

Assim o que o novo Intellisense traz é na realidade uma busca por palavra chave, considerando inicio, meio e fim.

Da mesma forma que o Intellisense faz busca por palavra chave, ele também permite a busca por Tipos. A busca por tipo funciona da mesma forma que a busca por palavra chave, busca tanto no inicio, meio e fim.

Outra melhoria é a busca Pascal Case, esta busca permite localizar um termo pelas letras iniciais de cada palavra. Por Exemplo, ao digitar ListBox1.SIC o intellisense automaticamente interpreta SIC como SelectedIndexCollection, considerando assim para busca as letras iniciais.

E não para por ai, são vários os recursos adicionados à IDE, como Suporte a Intellisense a JavaScript, JQuery Integrado a IDE, Novo recurso de Busca e Navegação que permite buscar termos no seu código de forma mais inteligente e intuitiva. Novos Started Templates que o auxiliará na criação de aplicações. E muito mais!

 

Mais recursos sobre a nova IDE:

Jenner Maciejewsky Rocha
MVP Visual Basic

Tags: , , , , , ,

Artigos | Blog | MSDN

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards