Não acredite em nada do que lhe disserem, experimente!!!

by Jenner Maciejewsky 1. agosto 2008 05:38

Aprendi essa frase já tem uns 18 anos, foi nos cursos do IIPC que um dos professores disse - "Não Acreditem Em Nada Do Que Lhe Disserem, Experimente, Tenha Suas Próprias Experiências." - A frase é bem direta e nos faz entender que não devemos simplesmente aceitar os que nos é dito, mesmo que seja dito por uma pessoa experiente ou de sua confiança. É preciso que você corra atrás da informação/experiência e tire você mesmo suas conclusões.

 

Mas o por que desta frase? É que na última semana, um dos assuntos mais comentados foi o Projeto Mojave que a Microsoft apresentou a um grupo de 140 pessoas que utilizavam o XP, MAC e Distribuições Linux, na sua maioria eram pessoas que não "gostavam" do Windows Vista. A ideia era realizar, entre esse público, uma pesquisa sobre um "Novo" Sistema Operacional que a Microsoft estava trabalhando, o Mojave. O resultado da pesquisa foi fantástico, o publicou gostou muito do Mojave elogiando-o, comparando com pesquisas anteriores em que o Vista recebeu média 4,4 o Mojave recebeu média 8,5.

 

Porém o que o público, que detestava o Vista, não sabia é que o que eles estavam visualizando e elogiando era o próprio Vista.

 

O que podemos analisar desta experiência, é o que o MVP Artur Higashiyama disse em seu Blog, as pessoas criticavam o Vista sem nem mesmo conhece-lo, iam pela opinião dos outros.

 

Se você faz parte do time dos que decidiram não experimentar o Vista só porque alguém disse que ele não é bom, ou é daqueles céticos que vai dizer que o The Mojave Experiment é mais uma campanha de Marketing, então aproveite para comprovar para você mesmo o que andam dizendo e veja quem está certo.

 

Conheça mais a respeito do The Mojave Experiment: http://www.mojaveexperiment.com 

 

Mas e a minha experiência com o Vista como tem sido ? Bom, desde que instalei o Vista no meu Note, antes mesmo do lançamento, nunca tive problemas com ele. Muito mais pratico para encontrar arquivos do que o XP, mais seguro (as vezes até demais). O maior problema está na performance, quando você quer velocidade mas parece que falta recursos, mas no meu caso só tenho tais problemas quando resolvo utilizar mais de uma maquina virtual rodando simultaneamente, maquinas que por se só já consomem muito recurso. Meu note nem é uma supermáquina, tem 2GB de Ram e processador Core2Duo padrão de maquinas vendidas hoje em dia.

 

Quem me conhece sabe o quanto de recursos eu costumo deixar rodando, normalmente 2 instancias do Visual Studio, OutLook, IE e mais a montanha de serviços rodando. E ainda assim a performance só cai quando resolvo trabalhar com maquinas virtuais.

 

Bom, mas minha opinião é minha vivência, serve apenas como mais um comentários para os outros, você deve testar e avaliar.

 

Jenner Maciejewsky Rocha 
MVP Visual Basic

Tags: , ,

Blog | General | MSDN | TechNet | Comunidade

Comentários (3) -

27/12/2009 09:30:33 #

Jenner Maciejewsky

Ézyo,

Concordo contigo que o consumo de recursos no Vista é um problema, principalmente para aqueles que tem máquinas com "poucos" recursos de memória, mas recurso de máquina é algo que logo a maioria nem vai lembrar, afinal ocorreu o mesmo com XP e versões anteriores.

Conheço o eepc, não sou muito fã desse padrão de máquina, e pode rodar o XP e só não roda o Vista certamente pelo consumo de recurso do Vista, recursos esses que falta no Eepc.

Uma adoção maior do Vista é questão de tempo, mas concordo contigo que muitos usuários manterão sua eXPeriência (Smile) com o Windows XP por muito tempo, afinal já encontrei quem ainda utilizasse o Windows 3.11.

Aproveitando, as criticas de boa parte das pessoas em relação ao Vista soa parecido com as criticas que escuto sobre as distribuiçõs ou sabores Smile GNU/Linux, apenas repetem o que ouviram sem constatar se realmente é assim.

Ainda escuto pessoas criticarem o GNU/Linux pela dificuldade de instalar drivers, problemas bem antigos, assim como ainda escuto criticarem o Windows Server 2003 por problemas do NT.


SEE FOR YOURSELF, DECIDE FOR YOURSELF!!

Grande Abraço

Jenner Maciejewsky

27/12/2009 18:30:33 #

Ézyo Lamarca

Jenner,
Minha única experiência com o Vista foi instalando-o através daquele DVD que me deste no ano passado para aquela palestra, lembra?
Talvez para quem desenvolva em .NET o Vista seja um avanço, mas em termos de consumos de recursos, é um retrocesso.
A Asus, com seu EeePC, e sua legião de seguidores, veio quebrar esse paradigma de que novos SO's precisam de hardware mais potente.
O Ubuntu 8.04, última versão desse SO, roda uma maravilha no meu EeePC.
Como essa tendência está crescendo, acredito que a eXPeriência da maioria dos usuários ainda vai ser com o Windows XP (R), ou melhor, com os mais diversos sabores de GNU/Linux. Smile

Ézyo Lamarca

28/12/2009 03:30:33 #

Jenner Maciejewsky

Obrigado por sua contribuição, mas como eu disse, Experimente!!!

O Importante é que as pessoas considerem bom ou ruim baseados nas suas experiencias e não simplesmente porque alguém não gostou.

Quantos as criticas em blogs, era de se esperar, afinal nem todos aqueles que sempre criticaram a Microsoft iriam mudar de opinião só porque se descobriu que as pessoas criticavam algo sem saber.

Mas é bom que se critique, é bom haja opiniões divergentes, desde que não seja apenas mais criticas por criticar.

Mais uma vez valeu pela contribuição.

Jenner Maciejewsky

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards