Campeão Dev Excellence Award

by Jenner Maciejewsky 15. junho 2008 10:10

Projeto que foi submetido pela empresa que trabalho, FVM Sistemas, foi campeão do Dev Excellence Award na categoria Open XML.

 

O Dev Excellence Award é um programa do MSDN Brasil com objetivo de reconhecer trabalhos de desenvolvedores, arquitetos, testadores e demais profissionais da área com tecnologias Microsoft.

 

O primeiro desafio foi com o Open XML, do qual enviamos nosso projeto para concorrer ao premio, na última semana recebemos a informação que fomos o primeiro colocado entre outros  projetos que foram apresentados. O link a seguir mostra o resultado final: http://www.msdnbrasil.com.br/DevExcellenceAward/Vencedor_OpenXML.aspx

 

O Projeto:

O projeto em questão foi uma aplicação para um dos clientes da FVM Sistemas, que precisava melhorar a forma como eram geradas as planilhas na empresa. O cliente em questão utilizava algumas planilhas que eram de suma importância nas reuniões gerenciais que ocorriam semanalmente, mas o processo de geração das planilhas eram lentos e com possibilidade de falhas, uma vez que eram geradas manualmente.

 

O desafio então era gerar novas planilhas de forma automática e que não precisasse manter links externos, como por exemplo a banco de dados, mas ao mesmo tempo era necessário que a qualquer momento fosse possível gerá-las sem demora e com os dados que estavam na base de dados.

 

A preocupação era que não se tratavam de planilhas simples, mas com várias worksheets e uma fazendo referência a outra, ao mesmo tempo que teríamos que eliminar referências externas de outras planilhas para a atual.

 

A solução foi a geração das planilhas utilizando o Open XML para gerar planilhas em Excel 2007.

 

Por questão de segurança o cliente não permitia que a aplicação efetuasse acesso direto a base de dados da empresa, para isso os dados são replicados para uma base gerencial com objetivo, além da segurança, de melhorar a performance e de lá são extraídos os dados para as planilhas.

 

Outra preocupação era com o tempo de geração das planilhas, pois algumas planilhas que já estavam em uso no cliente faziam acesso direto à base de dados e demoravam muito para o recalculo. Mas com a geração das planilhas inserindo os dados diretamente nas planilhas conseguimos gerar as planilhas em menos de 30seg.

 

Participantes do Projeto:

Alberto Conte Veloso, responsável pela codificação em C# das classes que geravam os arquivos em formato Open XML para em seguida ser transformado em arquivo XLSM.

 

Jenner Maciejewsky Rocha, responsável pela gerência do projeto, levantamento de requisitos junto o cliente e pela migração da base de dados.

 

Olavo Rocha Neto, responsável pela arquitetura do projeto e também pelo site que é utilizado para geração das planilhas.

 

Recursos utilizados:

Utilizamos o Visual Studio 2008, com .Net 3.5.

 

Para conhecer o Open XML utilizamos como referencia os sites Open XML Developer, Open XML Community e CodePlex. Dentre as referências citadas a principal fonte foi o Open XML Developer que contém tutoriais para quem está começando, só procurar por Open XML Developer Workshop content.

 

Jenner Maciejewsky Rocha  
MVP Visual Basic

Tags: , , , , , ,

Blog | General | MSDN | VisualStudio | Awards

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards