Você se considera livre para fazer suas escolhas ? Acredita que elas foram tomadas com "liberdade"?
A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano. (Wikipedia)
É incrivel como aqueles que fazem parte do movimento de Software Livre, gostam de taxar, usuários de Windows, com frases como "Quem é inteligente usa Software Livre", "Vocês serão preguiçosos demais para resistir? (ao Windows)", e muitas outras, sempre chamando de tolos, ou coisa pior, aqueles que tem opinião diferente ao movimento. Como é que pode, aqueles que respeitam tanto a liberdade, não aceitar as decisões dos outros ?
Espere ai, se eu decidi utilizar o software A ou B mesmo aceitando suas restrições, isso não é Liberdade? Mesmo existindo opções totalmente livres, eu decidi escolher aquele de minha preferencia. Isso é Liberdade, ou não é ?
Age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.(Descartes)
Certamente algumas escolhas são em função do que o mercado utiliza, pelo menos é o que alguns profissionais fazem. Mas neste caso, as escolhas não são apenas por questão de liberdade, mas de posição estratégica no mercado, vejam por exemplo o crescimento do mercado de Software Livre, ou você acredita que todos que adotaram as ferramentas livres foram por que acreditam no movimento e querem contribuir com ele?.
Quando mudei de ambiente DOS (Clipper) para ambiente Windows, escolhi o Visual Basic (na época o 4.0), justamente por que o Visual Basic era uma das linguagens que oferecia melhor integração aos produtos da Microsoft, precisei escolher entre Delphi e VB, Java veio depois. Trabalho com Visual Basic desde a versão 4.0, poderia já ter mudado para C# ou Java por estarem em evidência no mercado, mas neste caso consigo fazer em VB o que faço em C# ou Java, ai é que entra minha escolha, minha liberdade. Mas não adianta muito minha escolha por A ou por B, quem determina a plataforma e os recursos é o Cliente, e como profissional eu devo me posicionar no mercado para atender à s necessidades dos Clientes ou somente daqueles que eu quero atender.
Escrevi esse post depois de ler uma entrevista do Stallman ao IDG Now, a entrevista com título "Por favor, não chame o GNU de Linux", em que mais uma vez o Richard Stallman faz suas criticas àqueles que não compartilham de suas ideias. A maioria dos profissionais (pelo menos os que conheço) não estão preocupados em ter acesso ao código, os que eles querem é atender bem seus clientes, e pelo que me consta a escolha é sempre do cliente, e o cliente não quer comprar movimento politico, ele compra solução para seus negócios, essas soluções nem sempre vem com tanta liberdade. Vejam as corporações que vem adotando o GNU/Linux, essas tendem a escolher uma distribuição Red Hat ou Novell, será que a Red Hat continuam oferecendo suporte quando o administrador de rede resolve adicionar um recurso da comunidade a uma distribuição da Red Hat?
Não sou contra o SL, apenas não concordo com o movimento de lavagem cerebral que normalmente é feito com frases de impacto como "De que lado você está?".
Aproveitem e leiam esse relato Relato da palestra sobre a GPLv3 de Richard Stallman no FISL
Jenner Maciejewsky Rocha
MVP Visual Basic