FETIC - Fórum Estadual de TIC

by Jenner Maciejewsky 28. março 2007 16:38

Nesta quarta-feira, 28 de março de 2007, deu-se inicio na Escola de Governo (EGEPA) o I FETIC (Fórum Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação), organizado por algumas entidades Civis representativas e o Governo do Estado. A SUCESU/PA, um dos atores deste Fórum foi quem patrocinou a organização do Evento e contou com o apoio da EGEPA que cedeu o espaço e estrutura para receber os convidados.

 

O FETIC tem como responsabilidade tornar pública a discussão a respeito das necessidades e brechas existentes no mercado de TIC. Todos os convidados tiveram a oportunidade de expor quais são suas expectativas de manutenção ou de mudança ao modelo hoje adotado no estado com relação a políticas públicas para o setor e como essas políticas deverão ser alinhadas às necessidades existentes. Mais do que discuti, o fórum deverá propor ao Governo uma postura diferente ao que até hoje o estado vem tendo, assim através do Fórum os presentes irão propor as devidas mudanças ao Governo do Estado para os próximos 4 anos.

 

A abertura do fórum contou com a presença de várias representações como Indústria, academia, comércio, ONGs, Grupos de Usuários, Governo e curiosos, que no devido momento teve a oportunidade de participar, ter voz no fórum e compartilhar com os organizadores quais as necessidades deles também.

 

Uma pessoa que era muito esperada, pelo menos por algumas pessoas e nem tanto por outras que chegaram se surpreender com sua presença foi o presidente da Prodepa o Sr. Renato Francês que ai esteve representando a Governadora, apresentou para os presentes como o estado vem articulando para fazer parte da Metrobel, Rede Metropolitana criada para atender as necessidades da academia, e que o Governo através da PRODEPA passa a ter acesso à rede e chega a apresentar projetos de expansão, levando a rede até outras cidades, passando de 44 km para mais de 150 km, chegando até Bragança. Outra iniciativa que vem sendo trabalhada é o uso da Fibra da Eletronorte para atender as necessidades do Estado, atendendo quase toda extensão do estado paraense e criando com isso outras redes metropolitanas como Metro Marabá, Metro Santarém, Metro Tucuruí e Metro Altamira, tornando assim o estado conectado. Infelizmente o setor privado parece que não irá usufruir dessa rede.

 

O Grupo ms-bel esteve presente e participou, não como ouvinte mas propondo mudanças, discutindo e ouvindo. Deixarei para depois os detalhes sobre o que fora proposto.

 

Estamos participando, esse é um momento único no estado do Pará, estou aqui há 12 anos e até então não havia aqui uma oportunidade como essa em que temos espaço para propor e o governo mesmo que timidamente veio ouvi. Infelizmente correntes contrarias a realização do Fórum, fazem manobras para tentar inviabiliza-lo, tentando esvazia-lo, pessoas assim não tem legitimidade para cobrar qualquer postura daqueles que movimentaram para realização do Fórum e os que fizeram presentes aceitando o Fórum como o espaço correto para essa discussão. Qualquer tentativa de correr por trás desse movimento só vem mostrar que o quem até então não fez com que o estado não tivesse o devido crescimento são essas manobras corporativistas e de interesse de poucos, que usam das facilidades que tem para atrapalhar.

 

Tags: , , , , , , ,

Blog | General | Comunidade | Eventos

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards