Diferente forma de Ensinar, Possibilidade Nova de Aprender...

by Jenner Maciejewsky 4. agosto 2006 14:50
Este ano resolvi cursar a Faculdade, isso depois de 14 anos que formei como Tecnico em Processamento de Dados (Curso Técnico). Nestes 14 anos sempre adiei a possibilidade de cursar a Faculdade, sempre com desculpas que nem mesmo eu acreditava.
Essa semana foi a primeira semana de aula na faculdade (Desenvolvimento de Sistemas e Softwares), até para cursar a faculdade resolvi escolher um curso rápido, chamados de Formação Especifica. Nesta primeira semana revi boa parte do conteudo que aprendi quando cursei o curso de Tecnico em Processamento de Dados. Imagine então rever tudo que você já “sabe”, cruel, sem contar nas aulas que a professora explicava o que era um Periferico, RAM, ROM, etc, etc, etc.
Mas para minha surpresa hoje na aula da disciplina de Introdução a Computação, estava revendo mais uma das aulas que tive em 1990 – Conversão entre Bases (Binária, Octal, Decimal e HexaDecimal) – mas nesta aula tive uma excelente surpresa, aprendi o porque de algumas regras de Calculos, regras que usamos e nem sabemos o porque, mesmo que estando ali tão obvio.

Para Somar 2 números como 57 + 94 nós aprendemos ainda no primário que se somava assim:
1
58
94
---------
152

Aprendemos então que somamos número a número ou seja 8+4 depois 5+9. E que quando a soma fosse superior que 9 deixava a Unidade e subia a Dezena. 8 + 4 = 12 fica 2 leva 1

A Questão é : Por que esse negocio de Leva 1 ou no caso da subtração toma emprestado ?
Pois bem, como trabalhamos com Base 10 no dia a dia, o que acontece é que sempre que a soma em uma determinada base ocorrer um resultado que não existe o número na base sendo trabalhada, então é necessário subtrair esse número pela base até que se encontre um valor que esteja dentro da base e passa se para o número a esquerda a quantidade de vezes que foi necessário subtrair para encontrar esse valor. Vejamos

2
5 8
9 7
4 6
-----------
2 0 1
Quando somamos 8 + 4 então temos 12 como 12 não faz parte da base Decimal que vai de 0 a 9, então subtrai o 12 da base até que se encontre um número que faça parte base. 12 – 10 = 2, então fica o 2 e Sobe 1 porque foi necessário subtrair apenas uma vez.

Ao somar 8 + 7 + 6 = 21 como 21 não faz parte da Base 10 então subtraimos de 10 .
21 – 10 = 11 Como 11 também não faz parte continue subtraindo
11 – 10 = 1 Encontramos o que procuravamos.
Então fica 1 e sobe 2 pois fizemos 2 substrações.



Como fomos condicionados a sempre deixar a Unidade e subir a Dezena nem percebemos porque é assim que funciona.
O Calculo serve para qualquer base Binária (2), Octal (8) , Decimal (10) e Hexadecimal (16). Claro que isso não mudará o resultados dos calculos, mas com certeza irá fazer com que você entenda o porque é necessário fazer o marabalismo de Leva 1, Toma Emprestado 1, etc.

Tags:

Blog

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards