Comunidade - onde você se encaixa ?

by Jenner Maciejewsky 2. agosto 2006 08:39
Durante 12 anos trabalhei como autônomo e sempre busquei aprender por conta própria, algumas vezes em salas de aula participando de cursos mas na maioria comprando livros e estudando. Tem suas vantagens fazer isso, mas por outro lado se não souber coordenar de forma correta pode virar um pesadelo. Trabalhando assim eu não mantinha contado com membros da comunidade, conhecia apenas algumas pessoas com quem poderia contar mas normalmente eram ex-instrutores ou alguém que conheci através de um projeto.

Resolvi mudar e participar mais da comunidade. Entrei em alguns Grupos como Codificando.net, DotNetRaptors, DevGoiania e Outros. Eu já participava do MSDN Brasil antes mesmo de participar dos grupos, mas através dos grupos você tem um contato maior com quem trabalha com os produtos.

Se envolver com um grupo é fácil, mesmo assim muitos não querem, talvez porque ainda tem aquela visão de grupo de estudos e não de grupo de Suporte como normalmente são os grupos hoje. No inicio o que eu queria era adquirir conhecimento através dos artigos, discussões e dicas que eram postadas no site, mas não era suficiente, era preciso participar mais, me envolver mais e também oferecer o que sei para aqueles que também precisam. Então surgiu a idéia de fortalecer a comunidade local, a comunidade de Belém/Ananindeua.

Era preciso ter apoio, busquei então esse apoio com Jean Araújo e Emilio Mansur, mas ficou apenas na conversa, principalmente da minha parte. Mas o Emilio resolveu fazer a diferença e deu o ponta pé inicial e criou o Grupo MS-BEL e a partir desse momento eu ingressei ao grupo e comecei a participar.

Hoje 2 anos depois, o grupo cresceu e continua crescendo, muitos vem e vão, alguns ficam, alguns participam, outros apenas observam. Mas o importante é que uma comunidade forte está sendo criada, uma comunidade está sendo formada, uma referência para comunidade começa a surgir, essa referencia é o ms-bel.

Foram 31 palestras até hoje, a primeira no IESAM em Março de 2005 e desde então tentamos manter uma freqüência.

Esse foi apenas um comentário a respeito do Grupo ms-bel e de minha participação na comunidade. Tentarei manter uma freqüência de posts e falar a respeito de Comunidade, como participar e por que participar

Tags: , , ,

Blog | General | Eventos | Comunidade

Os comentários estão fechados

Posts Antigos

Awards